Life 3.0.2 Beta

Olá Visitante, você não está logado...
Por favor efetue seu Login.

Se ainda não possui cadastro, aproveite é grátis e muito divertido estar entre os membros dessa comunidade!!!

Seja Bem Vindo...

Casamento Ateu? Como realizar? Conceitos e Preconceitos...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Casamento Ateu? Como realizar? Conceitos e Preconceitos...

Mensagem por Convidad em Sex Abr 05 2013, 12:09

Fazia um tempo que eu estava com uma dúvida.

Casamentos, em todo o lugar do mundo, giram em torno de cerimonias religiosas. Muitos até acreditam que o ato de se casar é algo estritamente fundamentado na religião e num mandamento divino. Sei que atualmente cerimonias religiosas em casamentos não passam de um circo armado, mas realmente não sei como ateus (e agnósticos) realizam seus casamentos.

Pesquisando no google, encontrei várias discussões em fóruns, perguntas no Yahoo respostas, e as afirmações que mais se coincidiram foram:

"Ah, sou ateu mas se a(o) minha(meu) namorada(o) quiser, eu caso na igreja. É só um evento social"

Leigos, preconceituosos, e fanáticos religiosos já disseram o seguinte:

"Pra que ateu vai casar? Junta as escovas e já era. Não tem Deus pra abençoar a união mesmo."

"Só vai morar junto, casar é benção de Deus."

"Casa só no civil ué, festa e cerimonia pra que?"

Até aí tudo bem, sabemos que as pessoas ligam casamento diretamente a um pré requisito divino. Mas me choquei quando vi esse post num blog:

E o teor ofensivo piora:

Até que o blogueiro apela:

(Na íntegra, segue o link do post http://oneoateismoportugues.blogspot.com.br/2012/08/o-casamento-ateu.html)

Agora, gostaria de discorrer um pouco sobre o casamento, sem essas vendas religiosas enraizadas no cristianismo, que nada mais é que um misto de crenças pagãs "santificadas" a fim de receber maior adesão.

Diferente do que muitos fanáticos acreditam por aí, na antiguidade o casamento nada mais era do que uma troca comercial, um acordo mercantil e não tinha nada de religioso ou romântico. Um cara rico casava seu filho com a filha de outro cara rico, pra acumular riquezas, garantir seus bens, etc. Derivada da palavra "casa", o termo casamento é quando seguindo o mesmo modelo lexical de "patrimônio".

Os egípicios eram considerados pagãos, e se casavam. O vestido de noiva é de origem pagã (O uso do véu e grinalda esteve presente na cultura oriental, que não era nada cristã), e a aliança tem toda uma representividade pagã também. Isso faz cair por terra todo o argumento de que o casamento é completamente advindo do cristianismo.

Atualmente, o casamento ainda pode ter um fundo "interesseiro". Tanto é que, civilmente, não passa de um contrato entre duas pessoas relacionando seus bens, deveres e direitos. Mas acredito que uma grande maioria se casa porque achou alguém pra dividir sua vida. E quando estamos apaixonados, nos sentimos felizes. E a felicidade é um motivo de comemoração, não?

Casamento tem que ser uma celebração, uma alegria onde você reune seus familiares e amigos e torna pública sua vontade de viver com outra pessoa. A cerimônia não tem que ser necessariamente religiosa, pode ser feita apenas com um juiz num salão de festa, e depoimentos de familiares sobre os noivos. O importante é que os ateus tem direito de celebrar seu casamento também.

E vocês, o que acham?

Convidad
Convidado

Re: Casamento Ateu? Como realizar? Conceitos e Preconceitos...

Mensagem por Tosta em Sex Abr 05 2013, 19:58

Ponto de vistas...

Me chamem como quiser...
Ateu, Agnostico, Cético, Incrédulo, Ímpio... Etc...

Mas estou no meio desse navio...
"Casado", , "Namorido", "Noivorido", "Morando junto", "Amigado", "Amasiado"... Etc...

E com um filhinho!

Vejamos...
É a relação de convivência entre o homem e a mulher que é duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição familiar.

O Novo Código Civil não menciona o prazo mínimo de duração da convivência para que se atribua a condição de união estável.

Não é necessário que morem juntos, isto é, podem até ter domicílios diversos, mas será considerada união estável, desde que existam elementos que o provem, como por exemplo, a existência de filhos.

Uma simples relação de namoro, não pode ser considerada União Estável porque somente se verifica União Estável, quando houver constituição de unidade familiar propriamente dita, não bastando o simples objetivo fazê-lo.

Na União Estável prevalece o Regime da Comunhão Parcial de Bens, mas pode haver um contrato entre as partes sobre os bens dos companheiros com a mesma flexibilidade admitida no Pacto Antenupcial.
Vamos ao caso...
É sempre bom celebrar a vida e todos seus acontecimentos e problema de tudo isso é questão como essas "celebrações" são interpretadas.

A origem do casamento não vem ao caso e sim qual sua finalidade.
Não é necessário e nem certo que uma benção sagrada pode te dar a certeza dos chifres cerrados.

Quantos casos onde o marido é otimo!
Espanca a esposa, bate nas crianças, não faz porra nenhuma alem de encher a cara e chifrar a mulher, mas é muito bom! Porque vai as missas com toda família no domingo.

Casamento é algo para forçar os vínculos, da segurança ou forma um contrato que faça toda história valer a pena.
É motivo de festa, afinal com fé em uma benção eterna ou não, é um momento impar onde duas pessoas escolhem pensar mais no proximo do que em si.
Resolvem que vale a pena doar sua vida pelo outro e com essa pessoa criar vínculos... ter filhos...

Só isso já é importante ser celebrado.
Com festas enormes e caras ou em uma reunião com parentes e bons e velhos amigos... tanto faz.

O papel passado já é tão simbolico quanto a cerimônia... Toda parceira tem os mesmos direitos casada ou não. A lei está ai para isso...

Sei muito bem que casamento, véu, grinalda, vestido branco ainda é uma "afirmação" da figura feminina...
Porém se a cabeça é aberta para não aceitar jesus e ainda sim ser uma pessoa do bem, afim de ter família e filhos...
Não é uma cerimônia que vai deixar a vida parar...

Até porque o investimento de um casamento é praticamente o mesmo de se mobilhar uma casa por completo.
Fico com a mobilha!

Administrador

Life System Evolution 2.0

Mensagem por Mr. Jack em Sab Abr 06 2013, 01:35

Atualmente a simbologia do casamento é realmente muito ligada ao cristianismo, mas não necessariamente seja assim em todos os lugares.

Temos por exemplo o casamento pagão, hoje muito realizado por pessoas que aderem aos cultos Wicca, que remetem a cultura Celta.

Apesar ser ateu, acho as culturas nórdicas fantásticas em sua riqueza, e não teria problema nenhum em casar em meio a uma floresta ou campo, pois adoro natureza e acho a simbologia desse tipo de cerimônia linda.

De qualquer forma a cerimônia em sí é bacana, não teria problema nenhum em casar no religioso (seja qual for) por respeito a crença da futura Sra. Nazar, desde que isso não se torne um motivo para me forçar a me "converter".

Acho que toda cerimônia de casamento tem uma simbologia válida, seja ela cristã ou hindu, e a de se respeitar isso. Sou contrário ao blogguer que pensa que se deve fazer casamento ateu como uma chacota deliberada ao cristianismo, acho isso de extremo mal gosto, apesar que não da pra esperar muito de alguém que se coloca como Neoateu (parafraseando um colunista escroto daquela porcaria de Estadão: Ohhhhhhh raça!).

Enfim, não tenho problema me casar seja em qual religião for, mesmo porque não perco um só décimo de minha ideologia ou razão por fazer isso. Mas como diz o Raul, entre gastar 30 pau numa festa e mobiliar a casa, eu prefiro o segundo, agora é só tenho que convencer minha futura excelentíssima esposa disso... meme22

Mr. Jack
Administrador
Administrador

Life System Evolution 2.0

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: