Life 3.0.2 Beta


Olá Visitante, você não está logado...
Por favor efetue seu Login.

Se ainda não possui cadastro, aproveite é grátis e muito divertido estar entre os membros dessa comunidade!!!

Seja Bem Vindo...

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Mensagem por Tosta em Ter Mar 12 2013, 15:58

Segundo o Wikipédia temos:
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou distúrbio obsessivo-compulsivo (DOC) é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivíduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa; normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais de saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou manias e "rituais" que são incontroláveis ou dificilmente controláveis.



Quem não tem suas "manias"...
Andar pulando as divisões das pedras da calçada...
Deixar volume de TV em números exatos... 5... 10... 15... 20... porque o volume 23 é insuportável... Prefiro desligar a TV.
Colocar as roupas organizadas por cor ou tamanho... ou quem sabe os dois?
E os pregadores de roupa? todos para o mesmo lado???

Acomete 2 a 3% da população geral. A idade média de início costuma ser por volta dos 20 anos e acomete tanto homens como mulheres. Depressão Maior e Fobia Social podem acometer os pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo ao longo da vida.

E os Sintomas?


Frequentemente as pessoas acometidas por este transtorno escondem de amigos e familiares essas ideias e comportamentos, tanto por vergonha quanto por terem noção do absurdo das exigências autoimpostas. Muitas vezes desconhecem que esses problemas fazem parte de um quadro psicológico tratável e cada vez mais responsivo a medicamentos específicos e à psicoterapia. As obsessões tendem a aumentar a ansiedade da pessoa ao passo que a execução de compulsões a reduz. Porém, se uma pessoa resiste a realização de uma compulsão ou é impedida de fazê-la surge intensa ansiedade. A pessoa pode perceber que a obsessão é irracional e reconhecê-la como um produto de sua mente, experimentando tanto a obsessão quanto a compulsão como algo fora de seu controle e desejo, o que causa muito sofrimento. Pode ser um problema incapacitante porque as obsessões podem consumir tempo (muitas horas do dia) e interferirem significativamente na rotina normal do indivíduo, no seu trabalho, em atividades sociais ou relacionamentos com amigos e familiares.

E você... tem TOC?

_________________
avatar
Tosta
Administrador
Administrador

Mensagens : 162
Idade : 29
Life System Evolution 2.0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Mensagem por Polha em Ter Mar 12 2013, 18:52

:007:

acredite isso vai te irritar se vc tiver toc.
avatar
Polha
Já se vira sozinho
Já se vira sozinho

Mensagens : 94
Idade : 27
Life System Evolution 2.0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Mensagem por Mr. Jack em Ter Mar 12 2013, 19:43

Mano se ainda não tratou isso? HSAUASHUASHASHASHS

Só uma observação pessoal: nem todo mundo que tem mania tem necessariamente TOC. Essas manias só se constituem em doença (e na necessidade de tratamento), caso sejam impeditivos de uma vida "normal".

Caso sua mania lhe impeça de ter uma vida social por exemplo ou se trouxer um sofrimento considerável. Um caso clássico na psicologia/psiquiatria é o da mulher que não conseguia sair de casa antes de dar 5 batidas na maçaneta, mas eram EXATAMENTE 5, nem 4, nem 6, e enquanto ela não completasse esse ritual não conseguia sair de casa. Esse é um caso de tratamento.

Isso é só um adendo, para a gente não ficar pirando por ai haha a vida já é dificil normalmente, não precisamos ficar nos diagnosticando para piorar ainda mais as coisas.

_________________

avatar
Mr. Jack
Administrador
Administrador

Mensagens : 104
Idade : 27
Life System Evolution 2.0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Mensagem por Tosta em Ter Mar 12 2013, 20:03

Jack the Kack escreveu:Mano se ainda não tratou isso? HSAUASHUASHASHASHS
Acredite se quiser... ainda tenho problemas com isso...
Muita coisa já não tenho mais...

A questão do Volume da TV superei em partes... mais ainda dou preferência aos multiplos de 5...
Antes de sair de casa olhar as costas no espelho...
Grampos somente afixados em vertical na folha...

E o meu maior pesadelo... Simetria!


_________________
avatar
Tosta
Administrador
Administrador

Mensagens : 162
Idade : 29
Life System Evolution 2.0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Mensagem por Polha em Ter Mar 12 2013, 21:37

Tosta simetria é a coisa mais complicada do mundo acredite se quizer kkkkkkk
avatar
Polha
Já se vira sozinho
Já se vira sozinho

Mensagens : 94
Idade : 27
Life System Evolution 2.0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Mensagem por Rogermalatiko em Qua Mar 20 2013, 13:15

Caraca tambem tenho os mesmos problemas que o tosta, menos a simetria rsrsrsrs, mas ate hj o volume da TV so com multiplos de 5, todos o s outros me encomodam, alfinetes se nao tiver na vertical fico encomodado e se sair de casa sem olhar as costas e parte de tras das pernas passo o tempo todo emcomodadado ate consegui fazelo kkkkkkk!!!!!!!!

deixo mais abaixo algumas dicas do Dr. Drauzio Vallera!!!!
TOC, ou [i]transtorno obsessivo-compulsivo,
Entende-se por obsessão pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira. Como um disco riscado que se põe a repetir sempre o mesmo ponto da gravação, eles ficam patinando dentro da cabeça e o único jeito para livrar-se deles por algum tempo é realizar o ritual próprio da compulsão, seguindo regras e etapas rígidas e pré-estabelecidas, que ajudam a aliviar a ansiedade. Alguns portadores dessa desordem acham que, se não agirem assim, algo terrível pode acontecer-lhes.
No entanto, a ocorrência dos pensamentos obsessivos tende a agravar-se à medida que são realizados os rituais e pode
transformar-se num obstáculo não só para a rotina diária da pessoa como para a vida da família inteira.
Em geral, os rituais se desenvolvem nas áreas da limpeza, checagem ou conferência, contagem, organização, simetria, colecionismo, e podem variar ao longo da evolução da doença.

Classificação
Existem dois tipos de TOC:
a) Transtorno obsessivo-compulsivo subclínico – as obsessões e rituais se repetem com frequência, mas não atrapalham a vida da pessoa;
b) Transtorno obsessivo-compulsivo propriamente dito: as obsessões persistem até o exercício da compulsão que alivia a ansiedade.

Causas

As causas do TOC não estão bem esclarecidas. Certamente, trata-se de um problema multifatorial. Estudos sugerem a existência de alterações na comunicação entre determinadas zonas cerebrais que utilizam a serotonina. Fatores psicológicos e histórico familiar também estão entre as possíveis causas desse distúrbio de ansiedade.

Sintomas
Em algumas situações, todas as pessoas podem manifestar rituais compulsivos que não caracterizam o TOC. O principal sintoma da doença é a presença de pensamentos obsessivos que levam à realização de um ritual compulsivo para aplacar a ansiedade que toma conta da pessoa.
Preocupação excessiva com limpeza e higiene pessoal, dificuldade para pronunciar certas palavras, indecisão diante de situações corriqueiras por medo que uma escolha errada possa desencadear alguma desgraça, pensamentos agressivos relacionados com morte, acidentes ou doenças são exemplos de sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo.

Frequência
Em geral, só nove anos depois que manifestou os primeiros sintomas, o portador do distúrbio recebe o diagnóstico de certeza e inicia do tratamento.
Por isso, a maior parte dos casos é diagnosticada em adultos, embora o transtorno obsessivo-compulsivo possa acometer
crianças a partir dos três, quatro anos de idade.
Na infância, o distúrbio é mais frequente nos meninos. No final da adolescência, porém, pode-se dizer que o número de casos é igual nos dois sexos.

Tratamento
O tratamento pode ser medicamentoso e não medicamentoso.
O medicamentoso utiliza antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina. São os únicos que funcionam.
A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem não medicamentosa com comprovada eficácia sobre a doença. Seu princípio básico é expor a pessoa à situação que gera ansiedade, começando pelos sintomas mais brandos.
Os resultados costumam ser melhores quando se associam os dois tipos de abordagem terapêutica.
É sempre importante esclarecer o paciente e sua família sobre as características da doença. Quanto mais a par estiverem do problema, melhor funcionará o tratamento.

Recomendações
* Não há quem não tenha experimentado alguma vez um comportamento compulsivo, mas se ele se repete a ponto de prejudicar a execução de tarefas rotineiras, a pessoa pode ser portadora de transtorno obsessivo-compulsivo e precisa de tratamento;
* Crianças podem obedecer a certos rituais, o que é absolutamente normal. No entanto, deve chamar a atenção dos pais a intensidade e a frequência desses episódios. O limite entre normalidade e TOC é muito tênue;
* Os pais não devem colaborar com a perpetuação das manias e rituais dos filhos. Devem ajudá-los a enfrentar os pensamentos obsessivos e a lidar com a compulsão que alivia a ansiedade;
* O respeito a rituais do portador de TOC pode interferir na dinâmica da família inteira. Por isso, é importante estabelecer o diagnóstico de certeza e encaminhar a pessoa para tratamento;
* Esconder os sintomas por vergonha ou insegurança é um péssimo caminho. Quanto mais se adia o tratamento, mais grave fica a doença.


Última edição por Rogermalatiko em Qua Mar 20 2013, 15:05, editado 1 vez(es)

_________________

avatar
Rogermalatiko
Moderador
Moderador

Mensagens : 160
Idade : 29
Life System Evolution 2.0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Mensagem por Polha em Qua Mar 20 2013, 14:15







Só uma pequena tortura pra quem tem TOC kkkkkkk :020:
avatar
Polha
Já se vira sozinho
Já se vira sozinho

Mensagens : 94
Idade : 27
Life System Evolution 2.0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum